9 a 18/9 – O Festival Revelando São Paulo de Cultura Paulista tradicional comemora a 15ª edição grátis no Parque Vila Maria

O Festival de Cultura Paulista tradicional comemora a 15ª edição celebrando com as manifestações artísticas e folclóricas, espaço quilombola, culinária e artesanato do interior paulista e toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet.

 Por meio do Revelando São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo valoriza as nossas raízes e expressões culturais em diversos pontos, sejam eles no interior, no litoral e na capital. Nesta edição comemorativa, são 90 espaços de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço quilombola e cortejos pelas ruas da cidade, além das brincadeiras de todos os tempos e a corrida de cavalhada. No palco, aproximadamente 300 grupos trarão manifestações artísticas durante os dez dias do evento.

Catira, caiapó e cavalhada. Cururu, jongo, chiba e reiada. Batelão, fandango, moçambique e batuque. Quem relacionaria este sonoro vocabulário a São Paulo? Sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas. Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária cujas origens remontam à colonização do Brasil. Uma riqueza pouco conhecida, que esconde várias curiosidades. Em um exemplo: pouca gente sabe, mas São Paulo é o maior reduto no País dos bonecos gigantes, que se tornaram famosos pelo Carnaval de Olinda, em Pernambuco.

Dessa forma, o programa mantém viva toda essa tradição popular e dá oportunidade de se tornarem conhecidos aspectos pouco divulgados da vida em São Paulo. Práticas que refletem a nossa diversidade cultural, que mostram como um Estado altamente industrializado e cosmopolita convive com o rural e o poético que está na memória, no coração e no cotidiano das pessoas. O Revelando traz à tona nossa identidade, mostra como nos vestimos, como dançamos, como cantamos e como transformamos alimentos em pratos de uma culinária requintada, assim como apresenta as nossas práticas religiosas. Mais ainda, promove a troca de costumes e tradições entre as regiões do Estado.

Fonte : Culturando SP

Serviço :

Onde: Parque da Vila Maria
Endereço: Av. Nadir Dias de Figueiredo s/nº (altura do 1500 da Rua Chico Pontes) – Vila Maria – São Paulo/SP
Acessibilidade: Acesso Parcial
Quanto: GRÁTIS.
Dia: Todos os dias
Horário: das 09 às 21h
Temporada: de 9 a 18 de setembro de 2011
Gênero: Cultura Tradicional Paulistaea
Mais informações: Tel.: (11) 3044-1057

As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s